Como instalar o Easy PHP no Windows | Lucas PHP

Como instalar o Easy PHP no Windows

Aprenda o que é um servidor local e veja como instalar o Easy PHP

Como instalar o Easy PHP no Windows

Neste post, irei ensinar a baixar e instalar o Easy PHP. Mas antes, entenda o que é um servidor local.

Basicamente o que vamos configurar aqui nesse tutorial é um AMP. Mas o que é isso?

  • Apache: Será o servidor onde rodaremos nossos códigos, que é um servidor web livre. E também é o mais utilizado do mundo.
  • Mysql: O banco de dados onde iremos armazenar todas as nossas tabelas dos sistemas que desenvolvermos, também livre.
  • PHP: A linguagem de programação que o servidor irá instalar em sua máquina. Geralmente é o PHP, mas alguns AMPs disponibilizam a opção de configurar o pacote para rodar o Perl.

A principal função de um servidor local é para que você desenvolva seus códigos sem a necessidade de conexão com internet, sem precisar aguardar o carregamento das suas páginas na web e sem ficar fazendo upload de arquivos o tempo todo.

Alguns exemplos de pacotes AMPs são: LAMP (específico para Linux), XAMPP (disponível para todas as plataformas), MAMP (específico para MACs) e o Easy PHP.

Isso significa que você poderá rodar sistemas como WordPress, Drupal e Joomla em sua máquina sem ter qualquer problemas com carregamentos.

Mas vale ressaltar algo que é óbvio para alguns mas não para outros: esses pacotes servem apenas para desenvolver e testar sistemas e sites em sua máquina. Um pacote AMP, como esses que foram citados aqui, não são adequados para manter um servidor com acesso público.

Agora sem mais delongas e vamos para a instalação do Easy PHP.

Instalando o Easy PHP

Bom, não se surpreenda quando perceber que a instalação de um pacote AMP é fácil e rápida, visto que esta é a verdadeira intenção de seus desenvolvedores.

O primeiro passo a ser feito é acessar o site oficial do Easy PHP.

Site oficial do Easy PHP

Ao acessar o site, clique no botão de download onde está escrito DEVSERVER. Fique atento quanto a opção correspondente ao seu sistema operacional.

Assim que pressionar o botão, irá abrir uma nova aba. Basta apenas aguardar que o download irá iniciar automaticamente.

Assim que o download for concluído, inicie o arquivo baixado:

O Easy PHP está disponível apenas nos idiomas Inglês e Francês. Mantenha selecionado o Inglês e clique em “Ok” para prosseguir com a instalação.

Não acho que devo explicar todos os passos da instalação, visto que é uma instalação básica como as todos nós conhecemos, bastando apenas clicar em Next…Next…Next…

Mas aqui valem duas observações:

A primeira é que eu particularmente não acho interessante instalar qualquer servidor local dentro da pasta Program Files (Arquivos de Programa). Eu costumo sempre instalar na pasta raiz (C:\). Isso nos dá acesso ao servidor independente do usuário em que você esteja logado em seu computador, além de não causar problemas quanto as permissões de usuário administrador, algo que já sofri uma vez.

A segunda é que, no final do diretório onde o pacote será salvo, está escrito EasyPHP-Devserver-17, que este seria o nome da pasta do servidor local. Sempre que instalo qualquer programa em meu computador, costumo remover o número da versão contido na pasta, que no caso é 17. Isso nos facilita para a manutenção e atualização do programa.

Para encerrar a instalação, basta apenas clicar em Next…Next insistentemente e finalizar.

Pronto, agora o Easy PHP está instalado em sua máquina.

Execução e ativação dos servidores Mysql e Apache

Como já foi dito anteriormente, o Easy PHP é um AMP. E para que possamos executar nosso projetos, precisamos antes ligar nossos servidores.

Inicie primeiramente seu Easy PHP. Em seguida, clique com o botão esquerdo do mouse no ícone do programa que encontra-se ao lado do relógio do Windows.

Easy PHP

Ao abrir esta tela, clique em Servers e em seguida em Start / Restart All Servers. Isso iniciará o Apache, Mysql e o PHP.

Para finalizar, vá na barra de endereços de seu navegador e digite localhost e pressione enter. Clique no único arquivo contido neste endereço (phpinfo.php). E se tudo ocorreu como o planejado, basta apenas rolar um pouco a página para baixo que você encontrará a versão do PHP que o seu servidor está rodando.

Para rodar seus projetos, salve-os todos dentro da pasta eds-www que está localizada dentro do diretório onde você instalou seu servidor.

OBS: Nunca tive problema com DLL faltante, mas qualquer mensagem diferente que apareça referente a algum erro de DLL faltante, acesse esse site e busque pela DLL faltante e jogue-a na pasta system32 de seu Windows.